Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

Diálogos – Felicidade


– Você é feliz?
– Não sei... Nunca pensei a respeito. Mas acho que sou sim.
– Por quê?
– Não me entristeço facilmente, tenho onde morar, não passo fome, tenho amigos. Acho que é por isso.
– Hum... Então isso é felicidade?
– Bem, não sei. Acho que ser feliz é gostar de tudo que você tem e do que faz.
– Sei... Mas então há poucas pessoas felizes no mundo...
– Por quê?
– As pessoas estão sempre correndo atrás de coisas, não estão satisfeitas nunca. – Acho que é porque não são felizes.
– Pode ser...
– Você sempre foi feliz?
– Quando eu era mais novo, não. Meu pai e minha mãe brigavam muito antes de se separarem. Eu me escondia no quarto com medo do que poderia acontecer. Às vezes chorava. Mas depois as coisas se ajeitaram.
– …
– Você acha que os jovens são felizes?
– Os jovens?
– Sim, digo, esses jovens que vestem roupas esquisitas, ouvem músicas que quase ninguém escuta, usam brincos em lugares estranhos, não sabem se são homens ou mulheres...
– Eu acho que eles estão buscando a felicidade. Talvez eles não sejam felizes hoje, embora alguns acreditem que sejam. Um dia todo mundo encontra seu caminho.
– Pensando bem, nunca vi um adulto vestido como esses jovens. Será que todos eles mudam?
– É verdade... Acho que é porque, por mais que você discorde do mundo, você não vai vencê-lo. Algum dia você tem que se adequar a ele. E aí vai usar o que mandarem, vestir o que não gosta, ser o que nunca quis. Mas o engraçado é que depois você se acostuma e acaba mudando.
– Você mudou?
– Não. Quer dizer, um pouco. Eu era muito tímido, tinha medo de falar com as pessoas.
– Mas você ainda é tímido.
– É verdade, mas eu era muito mais. Mal conseguia olhar para as outras pessoas. Hoje tenho mais segurança.
– É ruim ser tímido?
– Nem sempre. O problema é que as pessoas acham que, se você é tímido, é covarde, ou não se importa com as outras pessoas. Isso não é verdade. Eu sempre tive sentimentos muito fortes. Só não conseguia lidar com pessoas que falam muito, mas ao mesmo tempo não tinham o que conversar.
– Eu também sou assim. Gosto de ficar pensando nas coisas.
– …
– Por que nem todo mundo é feliz?
– Ih, que pergunta difícil!
– Já parou pra pensar nisso?
– Não... Mas acho que as pessoas nascem um pouco infelizes para que tenham um sentido na vida. Um motivo para continuarem caminhando até chegar onde querem.
– Você quer ser feliz pra sempre?
– Não entendi.
– Você falou que as pessoas têm que ser infelizes para buscarem a felicidade. Então, depois que você a encontra, não tem mais o que fazer...
– Verdade...
– Então, você quer ser feliz pra sempre?
– Ninguém é feliz pra sempre. Você se sente feliz em um momento, depois fica triste, aí muda as coisas até ficar feliz novamente. Às vezes você passa um bom tempo feliz, porque conseguiu algo que queria muito, mas depois você enjoa daquilo e vai buscar algo que te faça feliz outra vez.
– Hum... Então... Você disse que era feliz, mas agora fiquei na dúvida...
– Eu estou feliz. Eventualmente deixarei de estar feliz com o que tenho atualmente, mas aí eu procurarei algo que me traga de volta a felicidade.
Entendi. Que bom que temos essa escolha então.
Sim, todos temos escolhas, e é através delas que nos aproximamos ou nos afastamos da felicidade.
– Que interessante!
– Por quê?
– Nunca havia pensado desse modo. Isso quer dizer que as pessoas são responsáveis por sua própria felicidade?
– Em parte. A vida nos oferece algumas portas e caminhos. Não sabemos o que há detrás de cada porta e no final de cada caminho. Podemos apenas supor. Talvez todas as opções sejam más, ou talvez todas sejam boas. Esse é o grande enigma da vida: qual decisão tomar?
– Nossa, a vida é mesmo complicada...
– Sim, é.
– ...
– Eu quero ser feliz.
– Você acha que não é?
– Acho que ainda não.
– Você será.
– Como sabe?
– Apenas sei.
– Posso acreditar nisso?
– Pode.
– Tem certeza?
– Sim, você verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário