Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

É a dedicação, estúpido!


Todo mundo já viu isso ao menos uma vez. Diante de um exímio músico, um atleta de destaque ou alguém que conseguiu um grande feito, o entrevistador sempre faz a pergunta: “qual o segredo do seu sucesso?”. E a resposta, invariavelmente, é a mesma: dedicação.

Conseguir grandes proezas é o desejo de todos. Afinal, quem não quer se destacar fazendo algo? Ser reconhecido tem muitos benefícios. No entanto, o que poucos querem é pagar o preço para chegar lá. Como demonstram os casos acima, não há atalhos: é necessário esforço e dedicação de várias horas diárias para o aperfeiçoamento no que quer que seja. Pergunte a um músico habilidoso quantas horas ele dedica por dia ao instrumento. No mínimo ele dirá oito horas. Isso equivale à jornada de trabalho da maioria das pessoas. Questione a um atleta de elite quanto tempo ele costuma treinar. A resposta não será muito diferente. Ou veja com o estudante aprovado em primeiro lugar em um vestibular bastante concorrido. Horas e horas de estudo são o “segredo” da conquista.

Mas sempre insistimos em perguntar a uma outra pessoa o que ela fez para conseguir chegar a excelentes resultados. Sempre na esperança de que alguém fale algo diferente. Alguma coisa que seja rápida. Algo que nos poupe o esforço e o “desperdício” de tempo para nos aprimorarmos. Alguns se conformam apenas com a (às vezes aparente) falta de habilidade e deixam o sucesso para os outros, enquanto prosseguem em uma vida medíocre, sem correrem atrás de algo que desejam.

Essas pessoas se assemelham a um viajante que se põe à beira de uma longa estrada e fica a indagar a todos que passam: “Ei, como você consegue caminhar tanto sem cansar?”. “Engano seu. Eu também canso, mas continuo me esforçando”. “Ah, não! Muito difícil!”. E permanece ali sentado esperando que algum passante revele uma fórmula diferente que ele possa seguir. E no final das contas não vai a lugar algum.

Ora, não há resultados rápidos1. Se você pretende ter uma boa reserva em dinheiro, comece cedo, ganhe um pouco mais que o suficiente, economize e invista. A menos que você espere pela sorte – que talvez nunca venha – de ganhar na loteria. Se quer modificar algo em seu corpo e/ou ter uma vida mais saudável, elimine os maus hábitos alimentares e faça atividades físicas. Contente-se com os resultados adquiridos lenta e naturalmente. Não espere que o acúmulo de anos de descuido seja sanado em poucos dias. Isso é no mínimo ilógico. Se deseja ter sucesso em alguma área de conhecimento, dedique muitas horas de estudo a ela. E saiba que conhecimentos de outras áreas são importantes. Não espere se formar para retomar os estudos do primário e ver que fazem a diferença, desperdiçando tempo que já deveria ser de lazer.

E quando encontrar alguém vitorioso, hesite fazer a pergunta cretina. A resposta é sempre: “É a dedicação, estúpido!”.



1Com raríssimas exceções. Mesmo assim, é mais garantido você se esforçar do que esperar por ou recorrer a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário